quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Moda e Cromoterapia: a linguagem das cores nas roupas


Em um quadro de Miró, na decoração de uma casa, nos cenários do cotidiano, na natureza, as cores estão presentes em tudo o que nos cercam. Inclusive na moda!
Azul, Fúcsia, Verde, Lilás… É natural comprarmos nossas roupas pelas cores que mais marcam cada estação, ou então, por aquelas que mais nos afeiçoamos.
O que muita gente não tem consciência é que as cores tem efeito sobre nosso bem estar. Cada uma delas é dotada de uma vibração específica e de uma capacidade terapêutica. Os matizes influenciam no equilíbrio do corpo, da mente e do emocional.
Você já parou para pensar, como aquela pessoa de temperamento agitado parece ficar ainda mais “elétrica” quando usa roupas na tonalidade vermelha? Ou então, como o marrom deixa uma pessoa reservada com um ar ainda mais sério?! E aquele azul celeste que dá um ar de leveza e tranquilidade?!
Isso é um pequeno exemplo da tamanha influência que as cores têm…
Abaixo, alguns matizes e seus respectivos efeitos conforme a cromoterapia (ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções) e a psicologia:
Branco: é a união de todas as cores. Ele sugere pureza. Evoca frescor e limpeza. Para cromoterapia, o branco é indicado para energizar todo corpo.
Imagens chave – ordem, simplicidade, luz, paz, harmonia.
Preto: é a ausência de cor. Quando brilhante evoca nobreza, elegância e distinção. O preto também pode transmitir um lado sombrio e pesado.
Imagens chave – noite, nobreza, tristeza, seriedade.
Cinza: transmite um estado de dúvida ou neutralidade. É um tanto maquinal, ausência de energia.
Imagens chave: seriedade, velhice, desânimo.
Marrom: remete a algo denso e maciço, ao reservado, a seriedade e solidez.
Imagens chave: madeira, terra, outono, fidelidade.
Vermelho: conota a força, por vezes a virilidade. É uma cor vibrante, mesmo explosiva.  Para cromoterapia usa-se vermelho para inspirar confiança, iniciativa. Mas é preciso dosar essa cor em pessoas muito agitadas ou de temperamento explosivo.
Imagens chave: sangue, desejo, paixão, agressividade, fogo, sede, perigo, força, energia, fúria, dinamismo.
Laranja: é um matiz acolhedor. Ajuda a tornar a mente clara e aberta a novas ideias. Em terapias, é usada para melhorar o tônus sexual. É uma cor que evoca juventude, energia.
Imagens chave: pôr do sol, festa, movimento, o exótico, elegância, oriental.
Amarelo: uma cor luminosa. Ajuda na concentração e a atenção. Muito usada para melhorar o raciocínio lógico. Melhora o autocontrole e favorece o otimismo. Mas não é indicado seu uso para pessoas muito nervosas ou que tenham insônia.
Imagens chave: luz, sol, atenção, movimento, clareza.
Verde: cor universal da natureza, do equilíbrio, da harmonia. É um matiz repousante. Na cromoterapia ele é usado para acalmar, para cura e renovação.
Imagens chave: natureza, frescor, vitalidade, floresta, saúde.
Rosa: cor que vibra amor. Enaltece a beleza feminina e energiza o sistema nervoso. É uma cor que transmite leveza e doçura.
Imagens chave: amor, afeto, suavidade, flor, feminilidade.
Violeta: relaciona-se ao místico, ao meditativo. Em funções terapêuticas auxilia a aumentar o magnetismo pessoal. É uma cor que transmuta energias. Assim como preto, remete a nobreza e poder.
Imagens chave: mistério, fantasia, profundidade, equilíbrio, misticismo.
Azul: transmite calma e profundidade. Para cromoterapia essa cor é suavizaste e calmante, atuando no sistema nervoso central. É uma cor relaxante.
Imagens chave: mar, céu, tranquilidade, profundidade.
Muitas vezes, acertamos na escolha das cores das nossas roupas, intuitivamente. Ou por que você acha que, de forma geral, em festas de galas, os ternos dos homens são pretos? Ou as roupas da maioria dos profissionais que trabalham com a saúde são de tons pastéis, especialmente da escala verde?! Entre outras conexões, o preto remete a nobreza e a seriedade. E o verde tem a vibração de cura e transmite tranquilidade e repouso.
Então, da próxima vez que você for escolher o que vestir, além optar pelos tons da estação, que tal aliar ao poder das cores? Assim como o que vestimos reflete muito nós, a escolha por matizes tem também essa função. Intensifique, tranquilize, liberte-se, expresse pelas cores.

(Michelle Buss)


Nenhum comentário:

Postar um comentário