quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Colesterol… Mocinho ou vilão?





Apesar do colesterol ser temido por tanta gente, essa molécula é extremamente necessária para o bom funcionamento do nosso organismo.
Entre as moléculas que transportam colesterol no nosso corpo, duas são mais conhecidas: O LDL, também lembrado como “mau” colesterol, e o HDL, o “bom” colesterol.
As moléculas de LDL, quando em excesso, depositam-se em nossas veias e artérias elevando o risco de doenças cardiovasculares, entre outras. Já o mocinho da história, o HDL, possui a nobre função de retirar o excesso de LDL circulante em nosso corpo. Em função disso, temos que tentar manter os níveis de colesterol dentro dos valores desejáveis, pois tanto o excesso quanto a falta de colesterol são prejudiciais.
Sim, baixos níveis dessa molécula não são benéficas, pois o colesterol possui funções fundamentais em nosso organismo, como produção de alguns hormônios e participação na absorção de algumas vitaminas que são lipossolúveis (A,D,E,K), ou seja, só são absorvidas na presença de gordura.
Mas o que podemos fazer para manter (ou baixar) os níveis de colesterol dentro dos parâmetros desejáveis?
Aí vão algumas dicas:
- Prefira os cereais integrais (pão integral, arroz integral ou parboilizado…) aos refinados (pães, massas, arroz brancos…). Os integrais são alimentos ricos em fibras, que ajudam a eliminar o excesso de colesterol circulante.
- Deixe sua alimentação colorida, consuma frutas, verduras e legumes! Eles são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
- Introduza em sua alimentação aveia, linhaça, chia, semente de girassol… Consuma oleaginosas, tais como azeite de oliva, castanhas, nozes, amendoim… esses alimentos são fonte de ácidos graxos que auxiliam a aumentar os níveis de HDL, o “bom” colesterol.
- Prefira leites e iogurtes desnatados ou parcialmente desnatados e os queijos pobres em gordura, assim a ingestão de gordura saturada será reduzida.
- Prefira as carnes magras brancas em relação as vermelhas e opte por preparações grelhadas, com molho ou assadas.
- Exercite-se!
- E lembre-se: A alimentação deve ser equilibrada em termos de qualidade e quantidade, por isso coma DE tudo, mas NÃO tudo!


(Cristiele C. Kavecz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário