quarta-feira, 21 de março de 2012

CROMOTERAPIA - Terapia das Cores


Cromoterapia é a prática que emprega as cores na cura de doenças. Antigas civilizações como Egito Antigo, Índia, Grécia e China se utilizavam de seus benefícios com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando  do nível físico aos mais sutis.
As cores sempre despertaram fascínio. O povo egípcio, por exemplo, acreditava que seu deus Thot possuía poder curativo através da cores. A deusa Ísis era relacionada a cor amarela e possuía poderes que impulsinavam a capacidade mental dos homens. A cor vermelha era ligada a Osíris, deidade da vida, do corpo e da terra.
Foram os gregos que descobriram que a coloração dos objetos variava conforme a luz utilizada para observação. O filósofo grego Epícuro (342-270 a.C.) conclui que os corpos não apresentavam luz própria, mas apenas refletida.
Tradicionalmente reconhecida pela sua medicina, a China, na antiguidade, desevolveu métodos que incluíam identificar os matizes e colorações da pele da face, associando aos problemas do corpo.
Na Europa, por volta do século XVIII, a influência das cores tornou-se também objeto de pesquisa, o cientista alemão Johann Wolfgan von Goethe, constatou certas propriedades particulares de algumas cores: o vermelho tem função estimulante no organismo, o azul tranquilza, o amarelo evoca sensação de alegria e o verde é repousante.
Atualmente, a Cromoterapia, alida da tecnologia, baseia-se nas sete cores do espectro solar. Um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts é utilizado no tratamento. De acordo com o tratamento, são introduzidas lâminas com cores específicas na extremidade que contém a lâmpada. Esse bastão é posicionado a uma distância de 5 centímetros da pele, e ali permanece por volto de 3 minutos.
Presentes em tudo que nos cerca, as cores são capazes de emitir vibrações que influenciam o estado de humor e até mesmo a saúde das pessoas. A Cromoterapia usa as vibrações energéticas das matizes para obter mudanças químicas no organismo, levando à cura de doenças, equilibrando e harmonizando os corpos físico, emocional e energético.



.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário